Saúde retoma atendimento no Pace e convoca formiguenses para doação de sangue
Secretário diz que precisa de, no mínimo, 60 doadores por semana em Formiga

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta semana o atendimento no Pace (Posto Avançado de Coleta de Sangue). Nesta quarta-feira, dia 23, o secretário da pasta, Wender de Oliveira, gravou um vídeo convocando os formiguenses para a doação de sangue.
Segundo ele, a coleta é realizada às quintas-feiras e a lista de doadores está quase zerada na cidade. “Precisamos de 60 doadores por semana em Formiga. Esse local é de Formiga e eu só posso atender o formiguense. Nós precisamos dessas bolsas de sangue por causa das nossas cirurgias cardíacas na Santa Casa. Precisamos dessas bolsas também para que possamos ter a parceria da microrregional. Então, venho te pedir essa parceria. Estamos aqui para te atender na quinta-feira, com equipe completa e funcionamento estabilizado, mas precisamos de você. Doar sangue é um ato de caridade, de carinho, mas, principalmente, é um ato que salva vidas”, afirmou o secretário no vídeo.
Para a doação de sangue é exigido apresentar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não estar em jejum.
Inaugurado em julho do ano passado, o Pace é ligado ao Hemominas (Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais) e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado. Ele foi construído anexo à Santa Casa de Caridade, na Rua Alberico Salazar, 335-A, no Centro, próximo à UPA.
O Pace fica ao lado da Santa Casa