Sem Carnaval na cidade, formiguenses terão opções às margens do Lago de Furnas

Balneário está com 100% das casas alugadas e os clubes contam com programações musicais e de recreação para os dias de folia

Sem Carnaval na cidade, formiguenses terão opções às margens do Lago de Furnas
Em Formiga, os principais clubes que margeiam o Lago de Furnas são o Clube Náutico Formiguense e o Furnas Náutico Clube




Com o cancelamento do Carnaval que ocorreria na Praça do Terminal Rodoviário por parte da Prefeitura Municipal, os formiguenses terão opções de curtir a folia às margens do Lago de Furnas. O balneário está com 100% das casas alugadas e os clubes já têm suas programações musicais e de recreação definidas para a festa.

Formiga, que é a cidade banhada pelo Lago de Furnas mais próxima de Belo Horizonte, espera muitos turistas neste Carnaval. Com a cheia do lago, muitos mineiros e até mesmo visitantes de outros estados se deslocarão para o balneário, que compreende não só as Areias Brancas como também várias outras cidades de Minas.

Em Formiga, os principais clubes que margeiam o lago são o Clube Náutico Formiguense e o Furnas Náutico Clube. O primeiro prepara um Carnaval com recreação para as crianças e os adultos, além de shows. No sábado, dia 18, a apresentação será do Trio Black. No domingo, a cantora Laura Andrade mostrará seu talento sertanejo e, na segunda, a banda de axé W3.

O Furnas Náutico Clube terá três shows. O primeiro será no sábado, dia 18, com a banda Barteria, e o segundo no domingo, dia 19, com Bruno Diaz. Na segunda, dia 20, a animação da festa fica por conta do grupo Atraentes. Em todos os dias de folia, haverá apresentação do DJ TJ.

Carnaval terá operação contra exploração sexual

As Forças de Segurança de Minas Gerais irão trabalhar durante os dias de folia, garantindo tranquilidade e segurança à população. Neste ano, a festa terá operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros contra a exploração sexual, seja de crianças, adolescentes ou adultos, principalmente de mulheres, que nesta época costumam ser vítimas de assédio, importunação e até estupro.

Segundo o 63º Batalhão de Polícia Militar de Formiga, haverá um reforço do policiamento durante o Carnaval nas portas dos clubes e blitze durante os dias de folia.

Ainda de acordo com a PM, há dois pontos de registros de ocorrências fixos constantemente na cidade, que são a Base Comunitária na Praça Getúlio Vargas (segunda a sexta-feira, das 11 às 16h45) e a Sede da Companhia 290 no Terminal Rodoviário (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30). Além disso, há o contato 190, que pode ser acionado 24 horas por dia.

Conforme divulgou a Agência Minas, além da Polícia Militar ficar com o seu efetivo nas ruas durante os dias de folia, as delegacias estarão de plantão, com ênfase para unidade de atendimento à mulher.
“Em ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual, além do acolhimento à vítima, haverá aplicação da Lei Maria da Penha com oferecimento de medidas protetivas de urgência.”
A Polícia Civil de Minas Gerais adotou estratégias específicas para atendimento dos eventos criminais durante o período de Carnaval. Foram realizados estudos dos principais crimes que ocorreram nos períodos carnavalescos de 2018 a 2020, a fim de traçar o melhor percurso de atuação.

O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Formiga informou que o empenho será no sentido de reforçar a prevenção e otimizar o tempo resposta no atendimento a ocorrências de afogamento e acidentes nas estradas mineiras. “Parte do efetivo administrativo estará acionado em pontos base em Prevenção Contra Incêndio (PCI) e Prevenção Contra Acidentes (PCA), com materiais de salvamento e resgate próximos de locais de interesse como o Balneário de Furnas. Essa ação diminui o tempo resposta nos casos de afogamentos”, divulgou.

 

Prefeitura

Mesmo não promovendo a festa carnavalesca neste ano, a Administração Municipal também trabalhará no combate ao abuso e exploração sexual durante os dias de folia. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, neste ano, a equipe técnica do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizará ações de conscientização da população nas ruas de Formiga, nas entradas dos clubes da cidade, no Balneário de Furnas e no distrito turístico de Pontevila.

De acordo com Anuar, a equipe do Creas irá afixar cartazes e distribuir panfletos contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, uma vez que os maiores índices desta violência estão ocorrendo no Carnaval.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a distribuição de preservativos continua nas Unidades Básicas de Saúde, gratuitamente.