Servidores da Câmara participam de capacitação em Divinópolis

Curso, promovido pelo Interlegis, abordou a nova lei de licitações e contratos

Servidores da Câmara participam  de capacitação em Divinópolis
Os servidores do Legislativo formiguense em Divinópolis




Os servidores da Câmara de Formiga Marco Aurélio Almeida, Antônio Carlos de Campos Júnior, Mariana Fátima Souza e Rafaela Cunha Silva participaram, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, de uma capacitação na Câmara de Divinópolis sobre a nova lei de licitações e contratos.

O encontro, promovido pelo Interlegis (administrado pelo Senado Federal), reuniu mais de 170 servidores de 30 cidades de Minas Gerais, na primeira edição do curso, que foi ministrado pelos servidores e integrantes da Diretoria Executiva de Contratações do Senado Federal, Mateus Matoso e Juliana de Cássia.

A nova lei de licitações e contratos (Lei 14.133/2021) estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Ela está em vigor desde 1º de abril de 2021, data de sua publicação, e já deve ser utilizada pelas administrações.

De acordo com senado federal, o Ministério Público alterou a nova lei que unifica toda a legislação sobre compras públicas e seria obrigatória a partir de abril de 2023. Com a prorrogação da validade das leis anteriores, órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal podem publicar editais nos formatos antigos de contratação até o dia 29 de dezembro de 2023.

Conforme a assessora técnica da Diretoria Executiva de Contratações, Juliana de Cassia, por se tratar de um projeto piloto do Senado, Divinópolis saiu na frente com a iniciativa de trazer o curso para a região, dando uma estrutura para os servidores de câmaras e prefeituras de vários municípios se capacitarem a respeito da nova propositura, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para os órgãos públicos administrativos.

 

Interlegis

O Interlegis é um programa do Estado Brasileiro financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e administrado pelo Senado Federal do Brasil. Tem por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis municipal, estadual e federal.