Sindicato Rural é representado em eventos do queijo e do leite em BH

Festival do Queijo Artesanal de Minas e Megaleite 2024 ocorreram simultaneamente no Expominas, entre os dias 11 e 15 de junho

Sindicato Rural é representado em  eventos do queijo e do leite em BH
Rosa Gontijo com o produtor formiguense Júlio e sua esposa, da Natural Apícola




A agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, Rosa Gontijo, esteve no 6º Festival do Queijo Artesanal de Minas, que ocorreu simultaneamente à Megaleite 2024, considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina. Ambos os eventos foram promovidos pelo sistema Faemg/Senar e Sebrae e ocorreram entre os dias 11 e 15 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Festival do Queijo teve como objetivo valorizar e promover o queijo artesanal, produto com enorme potencial econômico e um dos principais símbolos gastronômicos e culturais do estado. A programação incluiu seminários, oficinas, palestras, votação popular do melhor queijo, agenda de relacionamento e feira de produtos da agroindústria mineira. Conforme contou Rosa Gontijo, mais de 40 expositores de diversos segmentos, como azeites, mel, cachaças, doces, vinhos e cafés, participaram do evento neste ano, inclusive produtores de Formiga.

“Além de participar da programação do evento, prestigiei os nossos produtores locais e egressos dos treinamentos Senar Minas que estavam expondo os seus produtos, o Júlio e sua esposa (Natural Apícola); a Flávia Teixeira (Natora Art) e a Mariana Ribeiro (Beira Mato). Também tive um encontro produtivo na Megaleite com os diretores do sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui e Antônio Álvarez. Fiquei muito satisfeita com tudo que vi e feliz por saber que nossos produtores estão expondo em grandes eventos como estes”, comentou Rosa.

O Festival do Queijo Artesanal Minas tem movimentado a capital. Em 2023, mais de 21 mil pessoas passaram pelo evento, que comercializou cerca de quatro toneladas de queijo.

Segundo o presidente do sistema Faemg/Senar, Antônio de Salvo, além de apresentar a diversidade dos queijos artesanais de Minas para o grande público, a proposta do evento é valorizar e reconhecer os produtores dessa cadeia tão relevante econômica, social e culturalmente, destacando as regiões produtoras e incentivando novos negócios.

  A agente de desenvolvimento rural do Sindicato Rural também esteve com as produtoras Maria Ribeiro (Beira Mato) e Flávia Teixeira (Natora Art)

 Na Megaleite 2024, Rosa teve um encontro com os diretores do sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui e Antônio Álvarez