Sindicato Rural participa da 2ª edição da Maratona Faemg Jovem

Iniciativa ocorreu na quarta-feira, dia 20, na abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte

Sindicato Rural participa da 2ª edição da Maratona Faemg Jovem
Da esquerda para direita: Pablo Lobo; Eduardo Santos; Larissa Almeida; Lorrayne Souza; o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo; Thaís Costa; Kátia Ribeiro, professora universitária; Thales Fernandes, secretário de Estado de Agricultura; Rosa Gontijo e Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg Senar




O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga participou da 2ª edição da Maratona Faemg Jovem, que ocorreu na quarta-feira, dia 20, na abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte. A entidade foi representada por uma equipe de cinco jovens e pela agente de desenvolvimento rural Rosa Gontijo.

A Maratona Faemg Jovem, promovida pelo Sistema Faemg Senar, contou com mais de mil participantes no auditório e reuniu 67 equipes. Neste ano, ela teve como tema “Aja global, pense local!” e premiou três equipes que desenvolveram projetos com essa temática.

Segundo a agente de desenvolvimento rural do sindicato, Rosa Gontijo, a Maratona tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pelo agronegócio, buscando a formação de novas lideranças, estimulando a capacidade criativa, inovadora e de solução de problemas complexos do campo.

Durante o evento, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou a capacidade transformadora dos participantes. “A capacidade de fazer e transformar as coisas de forma rápida, como vocês fazem é admirável. Parabéns a todos, do primeiro ao último colocado. Essa união e senso de pertencimento são fundamentais para construirmos juntos o futuro do agro”, afirmou. 

A equipe formiguense, intitulada Agro Power, foi formada por Thaís Costa, estudante de agronomia; Larissa Almeida, estudante de zootecnia; Pablo Lobo, formado em zootecnia e estudante de medicina veterinária; Eduardo Santos, estudante de agronomia, e Lorrayne Souza, formada em agronomia. Todos com idade entre 20 e 30 anos.

De acordo com Rosa, o evento foi uma experiência incrível. “A equipe apresentou um projeto já aplicado em propriedade de Formiga que trata da regeneração de uma área de preservação ambiental, utilizando mudas nativas da nossa região e que são protegidas por lei. O intuito dele é proteger a fauna e a flora do ambiente, as nascentes da área e ainda possibilitar o incremento local a partir da produção de frutos que as mudas venham a gerar”, contou.

A líder da equipe, Thaís Costa, também comentou a experiência na Maratona. “O empenho e a dedicação da equipe Agro Power foram essenciais para alcançarmos o sucesso da proposta inicial do Sistema Faemg Senar. Essa Maratona veio como um grande aprendizado para nós. Nossa rede de contatos cresceu em quantidade e qualidade e tivemos a oportunidade de idealizar e realizar além do proposto, como palestras para produtores rurais, divulgação do agro para as crianças, treinamentos educacionais diversos, incentivar a prática de esportes ao ar livre e ainda engajar junto à sociedade na campanha de alimentos para entidades de nosso município. Agradecemos ao Sindicato do Produtores Rurais de Formiga pelo incentivo e apoio a todo momento, em especial a Rosa como madrinha. Agradecemos também as instituições e empresas locais que acreditaram em nosso trabalho, nos patrocinando e apoiando”, disse.

Responsável pela Maratona Faemg Jovem, a gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novais, exaltou a participação da equipe formiguense. “Equipe de Formiga, parabéns pelo seu brilhantismo, pela sua participação conosco. Vocês mostraram o agro para a sociedade de Formiga e para o nosso estado como um todo. Foi de uma riqueza muito grande e nós sabemos que vocês se empenharam grandemente para realizar os trabalhos. Queremos vocês ano que vem. São os nossos convidados, continuem conosco. Sejam muito bem-vindos em 2025”, ressaltou.querda para direita: Wander Moreira Júnior, gerente de Formação Profissional do Sistema Faemg Senar; Rosa Gontijo; Silvana Novais, gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg; Thaís Costa, a professora Kátia Ribeiro; Lorrayne Souza e Larrisa Almeida (de pé). Pablo Lobo e Eduardo Santos (agachados)

Da esquerda para direita: Wander Moreira Júnior, gerente de Formação Profissional do Sistema Faemg Senar;A Rosa Gontijo; Silvana Novais, gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg; Thaís Costa, a professora Kátia Ribeiro; Lorrayne Souza e Larrisa Almeida (de pé). Pablo Lobo e Eduardo Santos (agachados)