Sindicato Rural promove curso sobre alimentos artesanais em Córrego Fundo

Iniciativa teve como objetivo capacitar e incentivar participantes à geração de renda

Sindicato Rural promove curso sobre  alimentos artesanais em Córrego Fundo
Participantes do curso sobre alimentos artesanais; o pão artesanal recheado com linguiça criado durante o curso




O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, em parceria com o Senar Minas e a Prefeitura de Córrego Fundo, promoveu em junho passado um curso sobre alimentos artesanais. A iniciativa teve como objetivo capacitar e incentivar as participantes à geração de renda.

“No treinamento, ensinamos as participantes a produzirem alimentos assados, artesanalmente, utilizando matéria-prima regional e seus derivados. Na ocasião, elas tiveram a oportunidade de conhecer a função de cada ingrediente e aprenderam a fazer receitas deliciosas, possibilitando qualidade de vida e troca de experiências durante as aulas”, informou o sindicato.

O curso foi ministrado pela instrutora Lorrayne Soares. Durante o treinamento, a agente de desenvolvimento rural do sindicato, Rosa Gontijo, solicitou Lorrayne que fizesse uma iguaria com a linguiça de Formiga em homenagem a conquista da cidade com o título “Capital Estadual da Linguiça”, oficializado junto a ALMAG. Segundo Rosa, o resultado foi surpreendente.

“Ela fez um pão artesanal recheado com a linguiça que ficou delicioso. Todos provaram e aprovaram a receita”, comentou.

Lorrayne explicou que, para a receita, aplicou uma técnica de preparo, conhecida como método esponja, e fez uma modelagem diferenciada para agregar valor ao pão. “As linguiças de Formiga são conhecidas pela qualidade e sabores diferenciados. Elas enriqueceram a receita do pão artesanal, que foi muito aprovado pelas participantes”, ressaltou.

 

Outros treinamentos

Outros dois treinamentos foram promovidos recentemente pelo Sindicato Rural. Um denominado “Instalador de sistemas fotovoltaicos/Célula fotovoltaica - Instalação off grid”, realizado no Parque de Exposições, e o outro “Eletricista Rural”, ministrado em uma residência no Bairro Planalto.


Participantes do curso sobre alimentos artesanais; o pão artesanal recheado com linguiça criado durante o curso


Turma do curso ‘Instalador de sistemas fotovoltaicos’



Turma do curso ‘Eletricista Rural