Sindicato Rural proporciona conhecimento culinário a formiguenses

Cursos sobre confeitaria e produção de alimentos artesanais sem glúten, lactose e açúcar foram realizados durante uma semana em Formiga

Sindicato Rural proporciona conhecimento culinário a formiguenses
Os alunos do curso de confeitaria e salgados




A arte da culinária é a habilidade de preparar alimentos de forma criativa e técnica, levando em consideração a estética e o sabor. Para proporcionar esses conhecimentos aos formiguenses, o Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com o sistema Faemg/Senar, promoveu dois cursos que foram sucesso entre os participantes. As aulas ocorreram durante uma semana, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na cozinha da Paróquia São Judas, no Bairro Alvorada.

O primeiro curso, voltado para a confeitaria, doces e salgados de festas, foi realizado pela manhã. O segundo foi à tarde e tratou da produção de alimentos artesanais sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Ambos os cursos foram ministrados pela nutricionista Lorraine Soares, que é de Piumhi e há 12 anos é instrutora do Senar Minas.

No total, os cursos tiveram 18 participantes. Francisco Viana de Souza, que presta serviços a um buffet na cidade, foi um dos alunos das duas turmas. “Eu me inscrevi nos dois cursos para me especializar na produção de salgados. Como já fiz curso de defumados, a minha intenção é trazer o defumado para os salgados, quero trabalhar com isso”, contou Francisco, que falou ainda do aprendizado adquirido. “Estou muito feliz com o resultado dos cursos, foi um aprendizado maravilhoso. A instrutora Lorraine soube passar o conhecimento não só na teoria como na prática também.”

A aposentada Denise Pinheiro de Oliveira fez o curso de produtos artesanais sem glúten, sem lactose e sem açúcar pela segunda vez. “Eu tive um quadro de diabetes que foi revertido com a mudança da minha alimentação a partir do primeiro curso que fiz. Eu me inscrevi novamente com o objetivo de me reciclar, de buscar mais conhecimentos e achei maravilhoso, totalmente diferente do primeiro curso. Aprendi muito mais receitas”, disse.

A jornalista de “O Pergaminho”, Jucielle Leal, também participou do curso de produtos artesanais sem glúten, sem lactose e sem açúcar e ficou impressionada com tudo o que aprendeu, da higienização correta dos alimentos e utensílios à produção dos alimentos. “Eu busquei no curso o conhecimento de receitas que proporcionassem mais saúde para mim e para a minha família, mas entrei achando que aprenderia a fazer alimentos sem graça e sem sabor. Eu estava totalmente enganada. Todas as receitas que preparamos são nutritivas e muito deliciosas. Esse curso me surpreendeu muito”, comentou.

A instrutora dos cursos, Lorraine Soares, comentou que sempre é um prazer estar em Formiga levando conhecimento e melhoria de qualidade de vida às pessoas. “Eu atendo há 12 anos na cidade e saio sempre muito feliz com os resultados dos cursos. No caso do curso zero glúten, lactose e açúcar, muitas pessoas têm dificuldade de encontrar o alimento no mercado e poder produzir esses alimentos e se sentir incluído na hora das refeições é muito gratificante. No curso de doces e salgados para festas, é também muito prazeroso porque sabemos que muitas pessoas vão ganhar dinheiro na área da confeitaria e estão buscando melhorar e aprimorar seus conhecimentos”, ressaltou.

Pessoas interessadas por estes e outros treinamentos oferecidos pelo Sindicato e Senar Minas devem entrar em contato pelo telefone (37) 9 9106-5332. São mais de 300 tipos de treinamentos ofertados pela parceria.

A nutricionista Lorraine Soares com os alunos do curso de produtos artesanais sem glúten, sem lactose e sem açúcar