Sinrural apresenta resultados do programa de assistência técnica do Senar em Formiga

Iniciativa tem levado conhecimento aos produtores, proporcionando crescimento a seus negócios

Sinrural apresenta resultados do programa de assistência técnica do Senar em Formiga
Os produtores do segmento de apicultura com representantes do Senar e do Sindicato Rural




O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) apresentou resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem sido desenvolvido com sucesso em vários segmentos de negócios na cidade e região. A reunião, realizada na semana passada, no dia 29 de janeiro, foi direcionada aos produtores da agroindústria (Apicultura), na sala de eventos da Igreja São Judas Tadeu.

O encontro teve a participação ainda de profissionais do Senar, como o técnico Urbano Guimarães, e o supervisor do ATeG Agroindústria, Cyro Campos, além das colaboradoras do Sindicato Rural, Rosa Gontijo, Taciani Souza e Thayssa Freitas.

Segundo o sindicato, 30 produtores desse segmento tiveram assistência técnica por dois anos em Formiga. “Nesse tempo, eles adquiriram conhecimentos técnicos e gerenciais e conseguiram expandir significativamente os seus negócios”, ressaltou.

Durante a reunião, o técnico Urbano Guimarães fez a demonstração de resultados e sugeriu pontos de melhoria para a continuidade dos negócios. Ele, que acompanhou os produtores por dois anos no ATeG, ressaltou a importância do programa. “O ATeG é uma importante ferramenta que o produtor tem à sua disposição, através do Sindicato Rural de Formiga, que visa melhorar tanto a parte técnica quanto a gestão financeira de um negócio, com planejamento e coleta de dados técnicos e financeiros e avaliação dos resultados. Os produtores contemplados pelo ATeG puderam acompanhar ao longo dos anos uma melhoria significativa do resultado financeiro, que só foi possível graças a um bom planejamento e a análise de dados”, completou.

A agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, Rosa Gontijo, afirmou que a assistência do ATeG aliada aos treinamentos avulsos, com o envolvimento do produtor rural e da família que implementaram uma gestão financeira e gerencial séria, permitiu um maior controle sobre os gastos e a otimização da produção de mel e própolis verde em quantidade e qualidade. “O programa também auxiliou na modernização das práticas apícolas, trazendo mais eficiência para o negócio”, destacou.

DEPOIMENTOS

O apicultor Júlio Cezar de Faria, proprietário da Natural Apícola, comentou sua experiência no programa do Senar. “Participei de diversos cursos do Senar e, com o apoio do programa ATeG, consegui obter o Selo de Inspeção Federal (SIF) para a minha empresa. Esse selo foi essencial para que meus produtos pudessem alcançar mercados mais amplos, dentro e fora do Brasil. Com o apoio do Sindicato Rural e do ATeG, fui também aprovado no programa Agro.Br, promovido pela CNA, em parceria com a Apex Brasil. Uma das primeiras ações foi minha participação no Congresso Internacional de Apicultura, no Chile, onde pude me inteirar das tendências do mercado apícola mundial. Agora, estou seguindo firmemente as orientações e os treinamentos fornecidos pelo Agro.Br, com o suporte do consultor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Paulo Március Silva Campos, que tem me auxiliado a enfrentar os desafios do mercado interno e a preparar a minha empresa para o mercado externo.”

O apicultor José Ronaldo da Silva, que gerencia mais de 600 colmeias em Arcos com o apoio de seu irmão Zezinho e sua esposa Dalila, está muito satisfeito com a assistência do programa. “Com as orientações recebidas e o trabalho em equipe, conseguimos reduzir nossos custos de produção e aumentar a margem bruta do nosso negócio. O nosso comprometimento foi essencial para alcançarmos resultados excepcionais. Transformamos o nosso negócio e maximizamos a lucratividade. Agora, planejamos expandir nossas operações apícolas, aumentando a produção de mel e própolis verde, e consolidar nossa posição no mercado. A continuidade do controle financeiro eficiente e das boas práticas produtivas será essencial para garantir um crescimento sustentável, sempre contando com o apoio do Senar”, disse.

A família formada pelos irmãos apicultores Herculano e Elton enfrentava dificuldades em manter a produtividade e gerenciar as finanças. Com o apoio do programa ATeG e de treinamentos do Senar, o negócio cresceu. “Passamos a implementar práticas apícolas mais eficientes, incluindo técnicas aprimoradas de manejo e controle financeiro, o que resultou em uma organização mais eficiente e maior rentabilidade no negócio. Estamos implementando novos projetos com uma grande expectativa de sucesso. Estamos focados na inovação e no profissionalismo e buscando fortalecer ainda mais a nossa marca no mercado”, frisou. 

NOVA ASSISTÊNCIA 

O Sindicato Rural informa que uma nova assistência do programa ATeG para apicultores será realizada em breve. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no próprio sindicato.

O técnico Urbano Guimarães, que acompanhou por dois anos os produtores no programa ATeG

Um dos apicultores atendidos pelo programa, Júlio Cezar de Faria, com a representante do Sindicato Rural, Rosa Gontijo, o consultor da CNA Agro.Br, Paulo Március Silva Campos, e o técnico Urbano Guimarães