Sinrural apresenta resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar
Iniciativa tem levado conhecimento aos produtores, proporcionando crescimento em seus negócios

O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) apresentou resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem sido desenvolvido com sucesso em vários segmentos de negócios na cidade. A reunião, realizada na terça-feira, dia 8, foi direcionada aos produtores da agroindústria (lácteos e derivados), na sala de eventos do Sindicato Agroindústria – Derivados Lácteos, e teve a participação de profissionais da Faemg/Senar e de representantes do Sindicato Rural.
Segundo o sindicato, 19 produtores desse segmento tiveram assistência técnica por dois anos em Formiga e região. “Nesse tempo, eles adquiriram conhecimentos técnicos e gerenciais e conseguiram expandir significativamente os seus negócios”.
A técnica de campo do Senar, Bruna Rodrigues de Almeida, que acompanhou os produtores por dois anos, afirmou que o programa ATeG impactou diretamente as famílias que passaram a entender a atividade como uma empresa que precisa de gerenciamento. “Além disso, o programa trabalhou a implementação das boas práticas de fabricação com o intuito de elevar a qualidade e segurança alimentar dos lácteos da região. Foi um prazer acompanhar diretamente a evolução de cada um dos atendidos. Sem dúvidas, Formiga e região saíram ganhando com toda essa movimentação em prol dos produtores e da cadeia”, comentou.
Os produtores e empresários do setor de alimentos, Edmilson Rolindo e Fernanda Carolina da Silveira Rolindo, participaram do programa de assistência técnica do Senar. Para Edmilson, o programa foi muito importante para o crescimento de sua empresa. “Ele nos estimulou a fazer o controle financeiro da nossa atividade e nos ajudou na implementação de boas práticas de fabricação. Nós fomos assistidos por uma pessoa espetacular, que nos deu uma visão diferenciada sobre o nosso negócio, nos mostrando como e onde podemos chegar usando os nossos próprios recursos. O ATeG não é apenas um programa de assistência técnica, vai muito além disso. O que fica para nós é a relação de amizade e respeito mútuo criada durante o trabalho, porque o programa tem um olhar humano e acolhedor para o produtor. Falo por mim, Edmilson, e pela minha esposa Fernanda, que é minha sócia. Ficamos muito satisfeitos com o atendimento do ATeG”, relatou.
O programa
Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) teve início em Minas Gerais em 2016 e leva aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal, com duração de 4 horas.
Conforme informa o Senar, o ATeG é direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular. O acompanhamento oferecido tem duração de dois a quatro anos. As ações cobrem as principais cadeias do agronegócio de Minas Gerais: agricultura anual; agroindústria (artesanais e pequenas agroindústrias); apicultura; avicultura; bovinocultura de corte; bovinocultura de Leite; caprinocultura; cafeicultura; fruticultura; olericultura; ovinocultura; piscicultura e silvicultura.
A metodologia é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.
De acordo com o Senar, o programa tem como objetivo proporcionar sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional; tecnologias inovadoras (Agricultura de Precisão, Pegada de água e de carbono, ISA); foco no calendário sazonal de cada cadeia; assistência técnica e gerencial individualizada; foco no processo sucessório e bem-estar da família; acompanhamento periódico dos resultados e capacitação continuada do produtor rural.