Sinrural realiza treinamentos de brigadista e de recuperação de áreas degradadas em Formiga

Cursos ocorreram entre os dias 17 e 20 de julho, em quatro locais diferentes

Sinrural realiza treinamentos de brigadista e de recuperação de áreas degradadas em Formiga
A turma participante do curso de brigadistas




O Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga promoveu, em julho, dois importantes treinamentos. O primeiro foi de brigadista, que ocorreu entre os dias 17 e 19, no Lions Clube (parte teórica) e no Parque de Exposições e dependências da Azevedo Express (parte prática). Já o segundo tratou de recuperação de áreas degradadas e alteradas e foi realizado entre os dias 18 e 20, na Fazenda Vista Alegre.

Conforme divulgou o Sinrural, o curso de brigadistas contou com 11 participantes e foi ministrado pelo instrutor Heber Lourival de Melo, que é engenheiro de segurança do trabalho. “Ele foi realizado a pedido da direção da Apromid [Associação de Proteção à Maternidade e Infância Desvalida de Formiga], já que a creche está em processo de liberação pelo CBPM. Por isso, foi necessário o treinamento de prevenção contra incêndio e pânico às colaboradoras do estabelecimento”, informou.

O treinamento de recuperação de áreas degradadas também teve 11 alunos e foi ministrado pelo instrutor Luís Francisco de Rosa Macedo, que é engenheiro agrônomo. Segundo o Sindicato Rural, o curso foi solicitado pela equipe Maratona Jovem 2024, que faz parte do Programa Faemg Jovem, que está em sua 2ª edição e tem como objetivos despertar nos jovens o interesse pelo agronegócio e promover a formação de novas lideranças com o senso de protagonismo na busca de solução dos desafios do campo, estimulando a capacidade criativa, inovadora e de solução de problemas complexos.

“O Sinrural é representante local da Maratona e a equipe dela tem como proposta defender e aplicar na prática, em propriedades de Formiga, a regeneração de área de preservação ambiental, utilizando mudas nativas da nossa região e que são protegidas por lei. O intuito é proteger a fauna e a flora, as nascentes da área e ainda possibilitar o incremento local a partir da produção de frutos que as mudas venham a gerar”, ressaltou o sindicato.

A líder da Equipe AgroPower da Maratona, Thaís Costa, disse que o treinamento atendeu totalmente à expectativa da equipe. “Ele trouxe aos participantes e proprietários informações sobre normas ambientais e estaduais vigentes, diagnosticaram uma área degradada e devolveram espécies que existiam anteriormente, restituindo as caraterísticas originais na área degradada e alterada fazendo a sucessão ecológica. São áreas onde as ações do homem modificaram o ecossistema e os mecanismos normais da natureza não funcionam mais, então a necessidade desta intervenção humana para reverter a situação”, afirmou.


A turma do treinamento de recuperação de áreas degradadas e alteradas