Solenidade marca abertura oficial do Mês da Segurança no MPMG

Solenidade marca abertura oficial do Mês da Segurança no MPMG




O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou na manhã de hoje, 7 de agosto, a abertura oficial do Mês da Segurança Institucional 2023. Participaram da solenidade, além de integrantes do MPMG, autoridades estaduais, federais e estrangeiras.

NOTICIA02_gsi_mes_segur_institucionalEric_Bezerra_IMG_2379.jpg

Instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Mês da Segurança Institucional tem como objetivo difundir e incentivar a implementação de uma cultura de segurança de membros, servidores e colaboradores do MPMG, bem como a proteção e o zelo pelo patrimônio da instituição. Para isso, o GSI promove atividades voltadas para esse fim, incluindo, a disponibilização de uma cartilha de controle de acesso de dados.

Durante a solenidade, o MPMG homenageou autoridades que tem colaborado com a salvaguarda da instituição e de seus integrantes. Receberam a homenagem o capitão da Polícia Militar (PM) Roberto Hermelindo, o 3º sargento da PM Marcos Rufino de Oliveira, o investigador da Polícia Civil (PC), Cael Kalinowski, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Sandro Bragio, o servidor do CNMP João Barbosa Lima e a servidora do GSI, Denise Eloy Peixoto.

Antes da entrega das homenagens, o coordenador pedagógico do Ceaf, Pablo Gran Cristóforo, na abertura da solenidade, destacou o constante aperfeiçoamento do MPMG na área de segurança institucional. "Esse trabalho garante aos membros e servidores da instituição a tranquilidade necessária para o desempenho de suas funções na defesa da sociedade", disse.

Em seguida, a coordenadora do GSI, Vanessa Fusco Nogueira Simões, afirmou que, "nos últimos dois anos, o setor tem aprimorado o gerenciamento de todas as suas diretorias, estabelecendo melhores fluxos com a área administrativa e, principalmente, implementando a proatividade no que se refere à ameaça contra membros e servidores". Além disso, segundo a coordenadora do GSI, na atual gestão, o setor tem priorizado à segurança da informação e a segurança cibernética. "Estamos vigilantes", afirmou.

NOTICIA04_gsi_mes_segur_institucionalEric_Bezerra_IMG_2396.jpg

Depois foi a vez do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacar os esforços institucionais para garantia da segurança. "Estamos fazendo todo o investimento necessário para fortalecer ainda mais a área de inteligencia e segurança do Ministério Público". Só assim, com investimento e gestão eficiente, se consegue evitar e dar respostas rápidas. ‘Temos de antecipar aos problemas para evitar que se instalem e se transformem em grandes traumas às instituições".

Para aprimorar as questões de segurança e inteligência, o MPMG, segundo o Jarbas Soares Júnior, tem contado com a parceria de várias instituições: polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Governo de Minas, entre outros. "Só com a união de todos nós é que vamos proteger os agentes do estado e as instituições", afirmou.

NOTICIA15_gsi_mes_segur_institucionalEric_Bezerra_IMG_2487.jpg

Em seguida, o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo, proferiu a palestra Segurança Institucional E Organizações Criminosas.

Fonte: Ministério Publico MG