Superintendente da Comsiv participa de lançamento do projeto Todos por Elas

Superintendente da Comsiv participa de lançamento do projeto Todos por Elas
Superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte (E) durante solenidade de lançamento do projeto (Crédito: Divulgação/TJMG)




A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participou nessa terça-feira (1/8) do lançamento do projeto Todos por Elas, promovido pela Prefeitura de Machado, cidade no Sul do Estado.

not-desevangelina-machado-todosporelas.jpg
Superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte (E) durante solenidade de lançamento do projeto (Crédito: Divulgação/TJMG)

O projeto, conforme a Prefeitura de Machado, visa implementar estratégias e equipamentos públicos para o acolhimento e atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica no município, fornecendo acompanhamento especializado por meio de serviços de apoio psicossocial, orientação jurídica, atenção à saúde e à família, além do desenvolvimento de ações de caráter preventivo e socioeducativo em torno da temática, promovendo campanhas, palestras e reuniões com a comunidade.

A iniciativa ainda visa articular ações conjuntas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres entre instituições privadas e públicas, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e executar ações de articulação e intersetorialidade para integração da rede municipal com entidades parceiras, buscando garantir o acolhimento e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como atuar na prevenção e combate ao feminicídio por meio da conscientização da sociedade e garantia de direitos.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, citou projetos promovidos e realizados pelo TJMG, por meio da coordenadoria, como o Justiça vai à Escola; Justiça Pela Paz em Casa; Justiça em Rede; Programa Restaurar, além de divulgações por meio de adesivos sobre formas de denúncias.

A magistrada ainda avaliou a importância da aproximação do Judiciário mineiro com a sociedade, lembrando que, no TJMG, a Comsiv trabalha para a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha.

"Estamos unidas e unidos para muito trabalho. Saúdo a todas que vieram antes de nós e que abriram caminhos, criaram ideias, abriram objetivos e criaram movimentos que nos permitiram estar aqui hoje. Saúdo todas que caminham conosco e são solidárias e irmãs, nos dão força para continuar na nossa caminhada. E saúdo as que continuarão nossos caminhos, abrirão e criarão novos ideais e soluções para os problemas", disse.

A primeira etapa do projeto Todos por Elas será executada por meio de parcerias e cooperação técnica entre setores público e privado, firmados por meio de um protocolo de intenções assinado também na terça-feira (1/8).

No documento foram definidas as contribuições das organizações em consonância com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o Objetivo 5, de "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas". As atividades foram planejadas para os primeiros 12 meses de execução.

O protocolo de intenções foi assinado pela desembargadora Evangelina Castilho Duarte e pela juíza da Comarca de Machado, Fernanda Machado de Moura Leite, e por representantes da Prefeitura; da Câmara Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Machado (OAB); e polícias Militar e Civil.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG