Tatame do Bem inaugura biblioteca comunitária infantil
Biblioteca do Bem fará o empréstimo de livros infantis às crianças inscritas no projeto; unidade do Novo Horizonte é a primeira contemplada

“Um presente”. Foi dessa forma que a Biblioteca do Bem foi recebida pelos alunos da unidade 2 de karatê do Instituto Tatame do Bem. O projeto piloto de uma biblioteca comunitária infantil, alinhada às atividades esportivas e assistenciais do Tatame do Bem, foi iniciativa do arquiteto Leandro Alejandro e da médica Fabíola.
Leandro, que é colaborador voluntário na obra da nova sede do Tatame do Bem, teve a ideia ao levar seus filhos para conhecerem as aulas de karatê do professor Gilberto Júnior. Ele percebeu um potencial imenso nas crianças do projeto e pensou no benefício que elas teriam com um maior acesso à leitura. Assim, juntamente com sua esposa, Fabíola, passou a desenvolver a ideia e dar início a uma curadoria de livros que culminou na Biblioteca do Bem.
A inauguração ocorreu no dia 14 de dezembro, na sala de cinema da Praça CEU, e contou com a presença dos organizadores da biblioteca, do fundador do Tatame do Bem, Rodrigo Assalin, de colaboradores e voluntários do projeto, do secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro Alves, do coordenador da Praça CEU, Flávio Nonato Viana, além de alunos do instituto e seus familiares.
Na oportunidade, a biblioteca que teve início com 82 livros, já começou as atividades. Todos os alunos presentes já levaram um livro para casa, com a missão de trazerem um resumo da leitura.
Cada criança foi inscrita com seus dados, e uma tabela onde serão inseridos ao longo do tempo os dados do livro emprestado, bem como datas de empréstimo e devolução.
A ideia inicial compreende o empréstimo de livros infantis às crianças inscritas no Tatame do Bem, com livros organizados por 4 faixas etárias: 3 a 5 anos, 6 a 8 anos, 9 a 12 anos, e acima de 13 anos. Todas as obras são classificadas por idade e cor, com etiquetas coloridas, de forma didática, facilitando a distribuição mais adequada e dinâmica entre as crianças.
O projeto contempla inicialmente a unidade do Novo Horizonte, mas futuramente será estendido às demais unidades.
Os voluntários se dispuseram a colaborar com a organização e a captação dos livros, com os fluxos de entrega e devolução, com o apoio e suporte da equipe do Tatame do Bem.
Segundo os organizadores, após o início dos trabalhos, haverá uma maior divulgação para captar apoiadores para expandir o acervo, para, no futuro, alcançar mais crianças, nas demais unidades do Tatame do Bem.
A Biblioteca do Bem possui uma página no Instagram - @biblioteca.do.bem – que, além de divulgar o projeto, tem como objetivo interagir com as famílias envolvidas, mostrando os livros do acervo e as portas que esses conteúdos abrem às crianças.
Pessoas interessadas em contribuir com a Biblioteca do Bem e doar livros infanto-juvenis, podem levar na sede do instituto, localizada na Rua José Pedro da Silva, 71, Bairro Bela Vista, em Formiga/MG, das 08h30 às 12 horas e de 12h30 às 17 horas. Ou, se preferir, podem ligar no (37) 99874-1858, que nossos colaboradores buscam em casa.