Tempestade: Estragos levam Prefeitura a decretar ‘Situação de Emergência’ em Formiga

Meia hora de chuva torrencial na sexta-feira, dia 19, causou alagamentos em ruas e casas em diversos pontos da cidade

Tempestade: Estragos levam Prefeitura a decretar ‘Situação de Emergência’ em Formiga
A prefeita em exercício, Adriana Prado, percorreu vários pontos danificados em Formiga




A Prefeitura Municipal decretou, na sexta-feira, dia 19, “Situação de Emergência” em Formiga, após uma tempestade provocar vários estragos na cidade. Meia hora de uma pancada de chuva torrencial inundou lojas, casas e calçadas no Centro e em diversos outros pontos do município.
Carros e motos ficaram submersos nos alagamentos. Também houve queda de árvores e muros; estruturas metálicas e paralelepípedos foram arrancados pela força das enxurradas.
Diante desses acontecimentos, o Executivo publicou o decreto 10.279 no site oficial da Administração Municipal (www.for miga.mg.gov.br), que surtirá efeitos por 180 dias. Com ele, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre classificado e codificado “Chuvas Intensas”.
A prefeita em exercício, Adriana Prado, também percorreu os vários pontos danificados e convocou, de maneira imediata, as equipes da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Obras e Gestão Ambiental para os reparos na cidade.
Segundo Adriana Prado, os servidores estão empenhados nas ações necessárias para amenizar os problemas deixados pela forte chuva. Ela ressaltou que a Administração Municipal empreenderá esforços para que, em pouco tempo, seja possível normalizar a situação.

Corpo de Bombeiros atendeu a 42 ocorrências

A 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Formiga atendeu, na sexta e no sábado, dias 19 e 20, a um total de 42 ocorrências em decorrência da forte chuva. Segundo a corporação, na sexta-feira, foram 28 registros entre inundações, desabamentos de estruturas e quedas de árvores.
“Durante os atendimentos duas pessoas foram desalojadas e receberam todo o apoio e amparo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, que conduziu a família para casa de familiares, fornecendo alimentação, colchões e demais itens necessários’, relatou os Bombeiros.
No sábado, foram registradas mais 14 ocorrências, sendo elas alagamentos, desabamentos de estruturas e queda de árvores. “Foram um total de 42 ocorrências relacionadas ao evento climático extremo.  Não há registros de danos à integridade física das pessoas. Simultaneamente às ações do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Poder Executivo Municipal atuam de forma coordenada e efetiva, através de uma força tarefa, promovendo a recuperação e limpeza de vias e recuperando os locais atingidos’, informou.
De acordo com os Bombeiros, ao longo desta semana, de forma gradual, as equipes de Bombeiros voltarão aos locais atingidos pela forte chuva para uma melhor avaliação dos riscos e dos danos. “Também, a partir da próxima semana, de forma integrada com a Defesa Civil, apoiaremos o Executivo Municipal nas demais fases do Desastre através das formalizações necessárias para continuidade nas ações de recuperação. Importante destacar que o Corpo de Bombeiros vem fortalecendo a integração com as Defesas Civis Municipais, visando o desenvolvimento de ações de Gestão dos Riscos de Desastres e Gestão dos Desastres, atuando em todo ciclo de Proteção e Defesa Civil, ou seja, nas fases de preparação, prevenção resposta e recuperação”, ressaltou.
Caso alguém constate uma situação de risco ou sofra qualquer dano relacionado às chuvas, deve acionar o Corpo de Bombeiros. As linhas de emergência são o número 193, (37) 984145320 (Whatsapp) e (37) 33211381.

Os Bombeiros atenderam a diversos registros de desabamentos e alagamentos