Tempo doido: Depois de calor histórico, Inmet prevê queda de temperatura e chuva para Formiga
Dos 40º C registrados na terça-feira, dia 26, a temperatura deverá cair para 25º C na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro

Não está dando para entender o clima em Formiga. Depois do calor histórico que levou os termômetros a registrarem 40º C na terça-feira, dia 26, a cidade terá um refresco a partir desta sexta-feira, dia 29. É que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu queda da temperatura e chuva para o município.
Segundo o instituto, que chegou a emitir no domingo passado, dia 24, um alerta vermelho para a onda de calor em Formiga e região, a temperatura cairá aos poucos no fim de semana e, na segunda-feira, dia 2 de outubro, não passará dos 25º C. As chuvas ocorrem em todos os dias por esse período.
A trégua no calor foi comentada pela meteorologista e porta-voz do “ClimaTempo”, Maria Clara Sassaki, ao jornal “Estado de Minas”. De acordo com ela, a diminuição da temperatura se dá pela passagem de uma frente fria na região Sudeste do Brasil.
Maria Clara afirma que, em Minas Gerais, essa frente fria deverá causar chuvas isoladas no interior do estado e diminuir as temperaturas máximas.
No entanto, a trégua deverá durar pouco tempo. A porta-voz do “ClimaTempo” disse que, historicamente, outubro é o mês mais quente do ano na região Sudeste. Tal fator poderá trazer novas ondas de calor com a consequente elevação das temperaturas máximas.
“Infelizmente, com relação às temperaturas, a gente tem a expectativa de novas ondas de calor, principalmente em outubro. Então, novas ondas de calor são esperadas para o próximo mês, justamente, porque ainda temos a atuação do fenômeno El Niño, que vai até o final do verão”, destacou.
A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, acredita que dificilmente a marca de 40º C poderá ser superada nos próximos dias. “Claro que a gente lida com previsão, então o cenário pode mudar. Mas, hoje, com os dados disponíveis, não há possibilidade de 40°C, não”, analisou.
Para ela, a primavera é a estação do ano mais desafiadora para previsões. “Como é uma estação de transição, estamos saindo do período mais seco e mais frio, que é o inverno, para entrar em um chuvoso e quente, que é o verão. A atmosfera apresenta essas mudanças. E todos os dias elas podem acontecer.”
Como previsto pelo Inmet e noticiado por “O Pergaminho” nesta semana, Formiga registrou chuva e queda de granizo. Alguns formiguenses presenciaram os fenômenos na noite desta quarta-feira, dia 27. No Centro, a Rua Quintino Bocaiúva ficou totalmente alagada.
A Rua Quintino Bocaiúva ficou totalmente alagada com a chuva da noite de quarta-feira