Tentativa de fuga na Penitenciária de Formiga
Detentos serraram grades e quebraram parede que dá acesso à área externa de um pavilhão

Uma tentativa de fuga de detentos e motim foram registrados na noite deste domingo, dia 26, na Penitenciária Regional de Formiga. Vizinhos temeram uma rebelião no local ao escutar a movimentação na unidade prisional por volta das 22 horas.
Conforme apurou ‘O Pergaminho’, os detentos chegaram a serrar grades e quebrar uma parede que dá acesso à área externa de um pavilhão para fugir do presídio, mas não obtiveram sucesso. A polícia penal agiu rápido e impediu a ação dos detentos.
Sobre o ocorrido, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nota nesta segunda-feira, dia 27. Segundo ela, a ação dos presos da Penitenciária de Formiga em ocasionar um motim na unidade prisional na noite de domingo foi frustrada. “Após a ação rápida de policiais penais que impediram a tentativa de fuga de um detento - avistado por um policial penal com parte do corpo para o lado de fora de uma das ventanas – outros presos conseguiram serrar cadeados e chegar até os corredores de uma das alas da unidade. Em uma ação coordenada e efetiva, policiais penais de plantão e o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), em cerca de 20 minutos, realizaram a contenção necessária – prevista em Procedimento Operacional Padrão – e colocaram os presos de dois pavilhões no pátio para conferência e revista nas celas. A perícia da Polícia Civil foi acionada e a unidade segue a sua rotina. Os custodiados envolvidos na ação de subversão passarão pelo Conselho Disciplinar e responderão administrativamente pelo ocorrido. Importante destacar que o episódio do último dia 26/11 foi uma subversão da ordem, ou seja, situação na qual o controle da unidade não é perdido pelos policiais penais e os eventos são controlados de forma rápida e sem feridos. Já o motim se dá quando a situação sai do controle, os presos saem da cela e tomam o pátio da unidade e/ou outras dependências. A rebelião se dá quando, além do exposto anteriormente, há reféns, pessoas feridas e confronto com os policiais penais ou forças de segurança”, informa a nota da Sejusp.
A Penitenciária Regional de Formiga conta hoje com 740 detentos, mas tem capacidade para apenas 396.