TJMG participa da posse do ministro Cristiano Zanin no STF


O desembargador Afrânio Vilela representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta quinta-feira (3/8), em Brasília, na solenidade de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin Martins.
Cristiano Zanin Martins ocupa a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. A solenidade de posse contou com as presenças do presidente Lula, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de ministros do STF e outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Rosa Weber, conduziu a solenidade e desejou, em nome do Poder Judiciário Nacional, felicidades no exercício da jurisdição constitucional. "Estou convicta de que vossa excelência, com sua cultura jurídica, preparo técnico e experiência, enriquecerá este colegiado", afirmou.
Jurista exemplar

Para o desembargador Afrânio Vilela, foi uma honra representar o presidente José Arthur Filho e o Poder Judiciário de Minas Gerais na posse do novo integrante do Supremo Tribunal Federal. "O ministro Cristiano Zanin reúne todas as qualificações necessárias para este nobre cargo. Ele é um advogado de absoluto sucesso, corajoso, vanguardista e estudioso, além de reunir cultura jurídica necessária para integrar a Suprema Corte", afirmou o desembargador.

Ele disse ainda ter ficado muito impressionado ao ler o livro "Lowfare: uma Introdução", escrito pelo novo ministro do STF. "O autor se debruça sobre temas que hoje são discutidos no cotidiano, no dia a dia das pessoas, além de ser um defensor do estado democrático de direito e defensor dos direitos fundamentais, como mostra sua vida profissional", acrescentou.
Para o desembargador Afrânio Vilela, Cristiano Zanin é um jurista exemplar e cumpre todas as exigências constitucionais para o cargo. "Assim como na advocacia, tenho certeza absoluta de que ele será de grande valor para a nossa Suprema Corte. O Brasil, a cidadania e o mundo jurídico ganharão com a presença de Zanin no STF. Competência ele tem de sobra", acrescentou o magistrado mineiro.
Biografia
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba, São Paulo, em novembro de 1975 e graduou-se, em 1999, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e pai de três filhos.

Antes de integrar o STF, Zanin exerceu a advocacia, atuando por mais de duas décadas em causas de repercussão nacional. Ele é professor de Direito Civil e Direito Processual Civil e atuou no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Presenças
A posse do ministro Cristiano Zanin foi também prestigiada, entre outras autoridades, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alkmin; pelo procurador-geral da República, Augusto Aras; pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti; por todo colegiado atual do STF; pelos ex-ministros do STF, César Peluzzo, Marco Aurélio Mello, Carlos Veloso, Nelson Jobim, Ayres Brito e Ricardo Lewandowski; pela presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Teresa Assis Moura; pelo presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Joseli Camelo; além de demais representantes de Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais e diplomatas.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG