TJMG participa do evento "Judiciário Sustentável" promovido pelo CNJ

O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Wanderley Salgado de Paiva, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no evento "Judiciário Sustentável", realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta sexta-feira (23/6), em Brasília. Também estiveram presentes a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, e a assessora técnica do Núcleo Socioambiental do TJMG, Milena Kuhlmann Cunha Cavalcante.

O encontro teve o propósito de aprofundar o diálogo sobre o meio ambiente e apresentar o resultado de duas importantes pesquisas: "Estudos empíricos sobre a efetividade da jurisdição ambiental na Amazônia Legal" e "O papel do sistema de Justiça no enfrentamento de crimes florestais". Também foram apresentados os dados do 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário e a outorga do Prêmio Juízo Verde, que homenageou iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente ou que contribuíram com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.
"Participamos deste evento representando o tribunal mineiro para troca de ideias e informações. A proposta do encontro foi fomentar a reflexão e aprofundar o diálogo sobre a temática do meio ambiente, dando efetividade à política nacional do Poder Judiciário para o setor. Essa é uma pauta que se manifesta cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional", disse o desembargador Wanderley de Paiva.
Pesquisa
A pesquisa sobre estudos empíricos foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e combinou técnicas de coleta automatizada de dados e de análise de informações quantitativas e qualitativas. Dados de jurisprudência também foram avaliados, juntamente com informações georreferenciadas e contribuições da magistratura colhidas por meio de questionários. Para esse levantamento, foram analisadas 35.514 ações entre 1/1/2020 e 2/1/2022.
A segunda apresentação trouxe resultados preliminares de pesquisa sobre "O papel do sistema de Justiça no enfrentamento de crimes florestais", realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).
A 7ª edição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário mostrou o desempenho dos 91 tribunais brasileiros e conselhos de Justiça na área da responsabilidade socioambiental, a partir de indicadores relacionados ao consumo de papel, de copo descartável, de combustível e de água envasada em embalagem, ao gasto com impressão, telefonia, energia elétrica, água e esgoto, e à gestão de resíduos, assim como a utilização de limpeza e de vigilância e a realização de atividades de qualidade de vida e capacitação socioambiental.
Pela primeira vez, o Balanço da Sustentabilidade também agregou dados de acessibilidade, com informações sobre percentual de pessoas com deficiência, capacitações na temática da acessibilidade e recursos de acessibilidade comunicacionais.
O encontro do CNJ reuniu magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, estagiárias e estagiários do Poder Judiciário de todo o país e membros da sociedade civil ligada ao assunto. Na visão da diretora executiva de Logística e Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, o evento foi muito profícuo. "O TJMG tem um trabalho muito bem desenvolvido na área de sustentabilidade, mas consideramos essencial participar de eventos como este e poder conhecer as boas práticas que as outras instituições vêm realizando. Nosso objetivo é conhecer outras experiências e sempre buscar a inovação", afirmou.
Assista ao evento na íntegra no canal do YouTube do CNJ.
Com informações do Conselho Nacional de Justiça
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG