TJMG participa do evento Ouvidoria Itinerante em Belo Horizonte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de sua Ouvidoria, participou nesta quarta-feira (14/6) do evento Ouvidoria Itinerante, Especial Rede Ouvir, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir/MG).

A ação, que teve como objetivo a integração entre o cidadão e o Estado, aproximando as ouvidorias e os usuários de serviços públicos, foi realizada na Praça da Estação, no Centro da capital mineira. O ouvidor da Corte mineira, desembargador Cássio de Souza Salomé, e o ouvidor adjunto, desembargador Anacleto Rodrigues, participaram da iniciativa.
Pelo TJMG, uma equipe da ouvidoria esteve presente para consultas e registro de reclamações, denúncias e postulações que exijam providência ou manifestação do Judiciário mineiro.
Também estiveram presentes ouvidorias públicas de outros órgãos do Estado, como Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG); da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG); do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB/MG); da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); além dos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Itabira, Itabirito e Ribeirão das Neves.

"É um momento de aproximação do TJMG com a comunidade e com todos os demais agentes de ouvidorias que estão instaladas no Estado, principalmente as dos órgãos públicos. Um momento de integração que é de suma importância porque favorece e possibilita uma maior fluidez na troca de informações", disse o ouvidor do TJMG, desembargador Cássio de Souza Salomé. Por mês, a Ouvidoria da Corte mineira realiza, em média, 750 atendimentos.
O Ouvidor Geral do Município de Belo Horizonte, Gustavo Nassif, elogiou a iniciativa. "Trata-se de uma promoção do espaço cível e um estímulo à participação do cidadão, reunindo aqui a ouvidorias dos principais órgãos, para que as pessoas tenham oportunidade de trazer suas queixas, reclamações, denúncias, e buscar a solução para o seu problemas. E, com isso, ajudar também na eficiência, desenvolvimento e melhoria da qualidade dos serviços públicos, porque entendemos que a participação do destinatário ajuda a administração a fazer uma entrega com melhores resultados", afirmou.

O juiz ouvidor do TRE-MG e secretário da Rede Ouvir, Marcelo Paulo Salgado, frisou a importância da ação, a primeira realizada em parceria com a Rede Mineira e participação de diversos órgãos.
"Desde o ano passado, com o fim da pandemia, tentamos novamente articular a Rede Ouvir. E agora resolvemos fazer a Ouvidoria Itinerante, justamente para aproximação dos órgãos do Poder Público com o cidadão, para que ele possa ter voz, vir aqui, fazer suas demandas, reclamações e se inteirar dos nossos trabalhos", afirmou.
Além da Ouvidoria, o evento também contou com outros serviços, como transferência, inscrição, emissão e cancelamento de título de eleitor por meio do TRE-MG.
O evento contou com rodas de conversa sobre integridade e com a presença de ouvidores de diversos órgãos, além do presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG