TJMG recebe apoio técnico do CNJ para melhoria do PJe

TJMG recebe apoio técnico do CNJ para melhoria do PJe
Equipe da Dirfor, liderada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, recebeu o grupo do CNJ (Crédito: Divulgação/TJMG)




Not---Melhoria-do-PJe.jpg
Equipe da Dirfor, liderada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, recebeu o grupo do CNJ (Crédito: Divulgação/TJMG)

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da operacionalização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e superar a instabilidade apresentada pelo sistema nos últimos dias, a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebe, até a próxima sexta-feira (29/9), o apoio técnico de um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades começaram no dia 19/9.

Na primeira fase dos trabalhos, realizada nos dias 19, 20 e 21/9, o grupo multidisciplinar realizou um diagnóstico sobre o desenvolvimento do PJe no TJMG e identificou um panorama das estratégias que têm sido realizadas pelo Tribunal mineiro para eficiência e aprimoramento do sistema. Participaram o chefe da Divisão de Gestão do Processo Judicial Eletrônico do CNJ, Paulo Magnos Porto, e o representante do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Jose Davi Reges de Souza.

Após esta análise inicial, um grupo mais robusto passou a atuar, a partir desta segunda-feira (25/9), na fase de imersão, em que os especialistas se aprofundam na busca de soluções para melhoria do PJe. Os trabalhos seguem até sexta-feira (29/9). A equipe multidisciplinar é formada pelos servidores Anderson de Sousa Peres (TRF-1), Douglas Blanc Pereira (TJRJ), Van Lee Batista Barbosa Araújo (TJMT), Antônio Augusto Silva Martins (CNJ) e Paulo Magnus Pereira Porto (CNJ).

O juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), espera colher os impactos positivos a partir desta troca de experiências.

"Nos últimos dias, o PJe tem apresentado instabilidade durante os horários de maior pico de utilização, especialmente a partir das 14h. Nesse cenário, o apoio da equipe coordenada pelo CNJ é fundamental para o diagnóstico do problema e a implementação de medidas corretivas. Esperamos que essa troca de experiências resulte em um PJe mais eficiente e funcional no TJMG", afirmou.

Segundo o chefe de Divisão do PJe do CNJ, Paulo Porto, o conselho federal formou um grupo de trabalho para apoiar os tribunais com relação à implantação e expansão do sistema. "Nosso apoio consiste, a partir de um diagnóstico, entender como está o Tribunal e como podemos organizar nossa atividade para a semana da imersão. A partir disso, temos uma semana cheia com um time mais robusto, formada por pessoas de diferentes tribunais, que têm conseguido muito êxito na identificação, correção e implementação de algumas ideias", disse.

O gerente de desenvolvimento do PJe do TJMG, Dalton Severino, acredita que a presença do grupo técnico trará repercussões positivas. "Acreditamos que ao final desta semana tenhamos uma oportunidade muito rica de troca de experiências e de alternativas para melhorar o funcionamento do PJe no Primeiro Grau no TJMG", afirmou.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG