Trabalhadores são atacados por enxame de abelhas em Albertos
Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimentos às vítimas

A 4ª Companhia de Bombeiros em Formiga foi acionada no final da tarde de sexta-feira, 20, para atendimento a uma ocorrência envolvendo ataque de insetos na zona rural de Albertos. No local, dois trabalhadores foram atacados por um enxame de abelhas.
De acordo com os bombeiros, os dois são irmãos e, ao cortarem lenha, avistaram uma caixa de abelha que, a princípio, acharam ser da espécie Arapuá. No entanto, ao cortarem o eucalipto, um deles pegou na caixa e ambos foram atacados com inúmeras picadas das abelhas, que na verdade eram da espécie Europa.
Eles não tiveram ferimentos graves, mas foram conduzidos à UPA de Formiga para avaliação médica.
Ocorrências envolvendo abelhas, onde há necessidade da intervenção do Corpo de Bombeiros, estendem-se ao longo do ano, porém o período mais crítico é o segundo semestre. A maior incidência está entre os meses de setembro a dezembro, devido à primavera, onde ocorre uma floração intensa na natureza e são construídas novas colmeias, seguido pelo período de queimadas, que praticamente coincide com a primavera, quando as abelhas são “expulsas” das matas e buscam abrigo nas cidades.
“As abelhas são os mais importantes agentes polinizadores da natureza, fundamentais para a existência de milhares de espécies vegetais, desde que em estejam em seus ambientes naturais. Algumas espécies de abelhas nativas não devem ser alvo de extermínio, pois tal ação pode contribuir para a extinção dessas espécies: Jataí, Arapuá, Uruçu Amarela, Guarupu, Mandaçaia-do-Chão, Mirim-Guaçu, dentre outras”, divulgou a companhia em nota.