Transição de Ração para Alimentação Natural
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

A Alimentação Natural (AN) tem teores em geral bem mais elevados de proteína e gordura que a ração, e menos fibras e carboidratos. Inclui ingredientes que o sistema digestório do seu peludo não sabe processar, como vísceras, ovos, carnes variadas e vegetais.
Mudar a dieta sem transição pode causar uma inconveniente e até sofrida gastroenterite, dependendo da sensibilidade do cão.
Nesse ponto, sou convencional. Recomendo levar entre 7 e 10 dias para substituir a ração habitual por Alimentação Natural. No primeiro dia sirva 90% da quantidade usual de ração e 10% da quantidade diária indicada de AN. No segundo dia, será 80% ração e 20% AN. E assim por diante, até ocorrer a substituição total. O novo alimento pode ser adicionado à ração, na mesma tigela, ou servido à parte – como o doguinho e você preferirem.
Composição fixa e simples
Durante o período de transição da ração para a Alimentação Natural defina uma única composição e não varie. Ou seja, nada de oferecer um dia frango, no outro carne bovina, porco, tudo na mesma semana. Você tem toda a vida do seu pet pela frente para variar o cardápio.
Probiótico?
Seu cão é sensível a novidades na dieta? Basta comer uma coisinha diferente e lá vem cocô mole? Administrar probiótico dois dias antes e também durante o período de troca de dieta favorece uma transição mais tranquila. Compre probiótico em pet shops e dê a dose indicada ao peso do seu cão, 1x ao dia.
Vegetais
Pela minha experiência, abobrinha, chuchu, vagem, brócolis e cenoura são opções geralmente seguras de vegetais para esse início. Escolha 2-3 deles.
Carnes
Carne magra é mais fácil de digerir. Indico peito de frango, filé mignon suíno ou um corte bovino magro (músculo, coxão mole ou patinho).
Vísceras
Restrinja as vísceras secretoras (rim, baço, fígado) a 5% do total de alimentos da dieta, pelo menos inicialmente. Também percebo que o fígado bovino é melhor tolerado que o fígado de frango.
Carboidratos
Aqui, gosto bastante da batata-doce com ou sem casca ou mandioquinha (baroa) com ou sem casca, ou ainda de arroz integral ou parboilizado. Recomendo evitar inhame e cará para esse início; podem soltar o intestino.
Suplemento e complementos
Durante a transição da dieta não entre ainda com o suplemento vitamínico-mineral e com cápsula de ômega-3 etc. Deixe para adicioná-los quando seu cão estiver 100% na AN.
E depois?
Deu tudo certo? Antes de liberar geral todos os alimentos, mantenha uma abordagem cuidadosa em relação aos alimentos mencionados acima como mais desafiadores.
Fonte: site Cachorro Verde
Dra. Lu Barbosa
Nutróloga Pet
CRMV8267
Formiga-MG