TRE firma parceria com TJMG para aperfeiçoamento das práticas de integridade

Nesta sexta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) firmaram acordo de cooperação técnica para o aperfeiçoamento dos mecanismos de integridade das instituições. O documento foi assinado no encerramento do II Seminário Mineiro de Integridade.
O acordo de cooperação técnica promove a conjugação de esforços entre as instituições e o apoio, por parte do TJMG, no aperfeiçoamento dos mecanismos de integridade do TRE, por meio da troca de experiências, informações, documentos e ferramentas relativos à integridade, bem como a realização de reuniões sobre o assunto. O objetivo é manter o Tribunal Eleitoral em conformidade com as leis e com a ética, nos termos da Lei nº 12.846/2013, alinhados com os termos da Resolução nº 410/2021, do Conselho Nacional de Justiça.
O presidente do TRE, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, ressaltou que um dos pilares da sua gestão é fortalecer a integridade no TRE. "Esse acordo será fundamental para fortalecer a cultura da integridade institucional, aprimorar a gestão e preservar o interesse público nas nossas instituições", concluiu o dirigente.
Sobre o seminário de integridade, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, corregedor do TJMG, disse que é mais um grande passo no caminho do exercício de todas as atividades dentro da legalidade. "Nesse contexto ganha relevância muito grande a rede mineira de integridade que aqui está reunida e é um exemplo para todo o país de organizações que se unem com o objetivo que vem em benefício do cidadão, em benefício da prestação de serviço com qualidade", disse o corregedor do TJMG, em seu discurso, ao enfatizar que o Tribunal de Justiça e o Tribunal Eleitoral são cortes irmãs.
A mesa de honra (foto) do evento foi composta pelo presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Boccalini, pelo juiz auxiliar da Corregedoria e Vice-presidência do TRE-MG, Marcelo da Cruz Trigueiro, representando o corregedor e vice-presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, corregedor do TJMG e pelo desembargador Henrique Abi-Ackel do TJMG.
Esteve ainda presente ao evento a diretora-geral do TRE-MG, Cassiana Lopes Viana e a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Roberta Fonseca.
II Seminário Mineiro de Integridade
O II Seminário Mineiro de Integridade aconteceu no Auditório do TJMG, nos dias 14 e 15 de setembro, e teve como objetivo promover o debate e apresentar boas práticas relativas à cultura de integridade, incentivando a interação colaborativa entre os órgãos públicos. Os integrantes do Comitê de Integridade do TRE-MG (foto), participaram de todo o evento.
O evento foi realizado conjuntamente pelas instituições do estado de Minas Gerais: Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Controladoria Geral, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça Militar, Ministério Público de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Governo do Estado.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.
Demandas de imprensa devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@tre-mg.jus.br.
Telefones: (31) 3307-1175 / 1360 / 1383.
Fonte: TRE - MG