Tribunal de Contas sensibiliza alunos de Nova Lima para bom uso do "Na Ponta do Lápis"

Tribunal de Contas sensibiliza alunos de Nova Lima para bom uso do "Na Ponta do Lápis"




A Escola de Contas do TCEMG esteve, nesta sexta-feira (15/09), em duas escolas municipais de Nova Lima para sensibilizar e ensinar alunos sobre o uso do aplicativo Na Ponta do Lápis. Em agosto, o Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Prefeitura de Nova Lima assinaram um termo de cooperação para a implantação do "Na Ponta do Lápis" em todas as escolas do município da Grande BH, o primeiro do estado a aderir integralmente ao programa. O planejamento da Escola de Contas é visitar todas as instituições municipais de ensino de Nova Lima para fomentar o bom uso do aplicativo pela comunidade escolar.
 
Na sexta-feira, a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, e as assessoras Fabrícia de Oliveira e Viviane Martins visitaram as escolas municipais Dulce Santos Jones e Vera Wanderley Dias. Fabricia inicia o encontro com os alunos explicando um pouco sobre as funções do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Em seguida, ela mostra um vídeo de conscientização sobre a importância do combate à corrupção. Por fim, os alunos fazem o cadastro e começam a navegar pelo aplicativo.
 
Em um segundo momento, Naila e as assessoras circulam com os alunos por toda a escola e, com o aplicativo em mãos, conferem o bom funcionamento da estrutura das unidades. Pelo app Na Ponta do Lápis, alunos e pais podem avaliar a estrutura física e a qualidade dos serviços ofertados, como salas de aula, bibliotecas, refeitórios, quadras, laboratórios e material didático. 
 
Fabrícia reforça a importância da ação. "Pedimos que vocês, alunos que estão aqui hoje, ensinem e sensibilizem seus amigos, pais e irmãos para que usem o aplicativo da melhor forma possível. É uma ferramenta de controle social, e o objetivo é que as escolas de vocês sejam cada vez melhores", enfatiza.
 
Veja, abaixo, fotos da visita à Escola Municipal Dulce Santos Jones
 

Treinamento do app Na Ponta do Lápis

 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG