Túlio Franco Silva

Túlio Franco Silva




“O plano era ficar em Formiga por, no máximo, três meses. Tempo para conseguir pagar as dívidas da época de estudante, só depois iria me decidir por algum destino. Cheguei em 2001 atendendo a um convite para trabalhar como urologista na Secretaria Municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito Juarez Eufrásio. Acabei me entregando aos encantos desta terra e nunca mais fui embora”.

Quem conta emocionado é o médico Túlio Franco Silva. Natural de Botucatu, no estado de São Paulo, a 680 km de Formiga, ele nasceu em 16 de agosto de 1972. É casado com Fabiana Neves Bertolacini Silva e pai da Clara e do Davi.

“Amo tudo o que tem a ver com a natureza. Esta cidade me encantou não só pela Represa de Furnas, mas também as belezas naturais como as cachoeiras da Serrinha, da Cerâmica, de Pouso Alegre, da Fazenda Velha e de Padre Trindade. Isso sem falar no Cristo Redentor de Rodrigues e no Farol de Boa Esperança, que tem a impressionante altura de um prédio de sete andares. É tudo muito fascinante, as belezas da região também seriam imponentes argumentos para eu ter ficado, mas confesso que o melhor desta terra é o povo desta terra, é o formiguense.”

“Percebi logo de início a hospitalidade e a receptividade calorosa. Estou em um município onde ainda é comum abrirem as casas e oferecerem um bom café acompanhado de pão de queijo a amigos, familiares e até a desconhecidos. Essa tradição mineira valoriza o convívio e o bem-estar coletivo, fazendo com que os visitantes se sintam acolhidos e parte da família. Formiga é uma cidade onde a simplicidade e a gentileza predominam, elas refletem a cultura rica e o coração generoso de seus habitantes.”