UBS da Vila Didi realizou 111 pequenas cirurgias em fevereiro
Cerca de 800 pacientes ainda aguardam atendimentos na unidade; meta é zerar a demanda até o final do ano

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Didi realizou, somente no mês de fevereiro, 111 pequenas cirurgias, procedimentos de baixa complexidade que podem ser realizados em consultório, sem necessidade de internação. Além disso, a unidade fez 42 consultas de avaliação cirúrgica.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 13, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. São exemplos de pequenas cirurgias: vasectomia; fimose; retirada de pintas, verrugas e unhas encravadas; correção de cicatrizes; tratamento de feridas de grau menor, como queimaduras menos graves, pequenas lesões traumáticas e hematomas, entre outras.
Segundo a Secretaria de Saúde, os procedimentos retornaram em fevereiro, mês que a pasta disponibilizou um médico cirurgião para intensificar a realização das cirurgias, priorizando os atendimentos de urgência e prioridade. “O retorno marca um avanço na saúde municipal, garantindo atendimento ágil e eficaz para quem mais precisa”, ressaltou.
De acordo com a Prefeitura, cerca de 800 pacientes ainda aguardam atendimentos na unidade. “Vale ressaltar que os encaminhamentos de Prioridade 2 estão sendo agendados conforme a ordem cronológica de encaminhamento. A Secretaria de Saúde, por meio da responsável pelo agendamento, está entrando em contato com os telefones informados nos encaminhamentos para confirmar a necessidade do procedimento e realizar o agendamento. A previsão é de que, neste mês de março, sejam atendidos cerca de 80 pacientes para diferentes procedimentos”, completou.
A Prefeitura destacou que a meta da gestão é zerar a demanda por essas pequenas cirurgias até o final deste ano. “Com planejamento estratégico e compromisso com a saúde pública, iremos atingir essa meta, assegurando um atendimento mais ágil, acessível e de qualidade para todos os formiguenses”, enfatizou.