UFMG e Sejusp farão pesquisa sobre segurança pública em Formiga
Arcos, Santo Antônio do Monte, Divinópolis e Itaúna também estão na lista

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) farão uma pesquisa de segurança pública em Formiga nos próximos dias. A cidade está entre os 17 municípios mineiros que passarão pelo levantamento de dados.
Conforme divulgou a Secom (Secretaria de Comunicação) do Governo de Minas, várias frentes de atuação para a realização de um diagnóstico sobre a segurança dos mineiros estão sendo realizadas, entre elas a pesquisa pública. Além de Formiga, até o dia 26 deste mês, pesquisadores da UFMG visitarão Arcos, Santo Antônio do Monte, Divinópolis, Itaúna, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Caratinga, Itatiaiuçu, Orizânia, Paineiras, Santa Luzia, São José da Lapa, Sete Lagoas, Vespasiano e Piranga para coletar dados. A pesquisa será realizada por meio de um questionário, no qual o cidadão contribuirá para o planejamento de segurança do estado.
Identificação dos pesquisadores
Segundo a Secom, os pesquisadores estarão devidamente identificados por um crachá e, por meio de perguntas e respostas simples, o cidadão poderá contribuir com esse diagnóstico, que terá reflexo nas políticas de segurança a serem desenvolvidas pelo governo para beneficiar toda a comunidade.
“Uma das perguntas, por exemplo, busca saber se a pessoa já foi vítima de algum crime e como ocorreu. O pesquisador também vai perguntar sobre como o cidadão se previne para evitar esse tipo de ocorrência”, exemplificou.
Para que a pesquisa consiga ser abrangente, é imprescindível a participação da população. Importante destacar que a escolha do entrevistado é feita por amostragem e, em caso de dúvidas, o cidadão pode consultar mais informações e a identidade do entrevistador na página respondendo.ipead.face.ufmg.br.