Unifor inaugura laboratório para análise de leite

Iniciativa irá favorecer os produtores de queijo inscritos no Serviço de Inspeção Municipal

Unifor inaugura laboratório para análise de leite
O crioscópio eletrônico digital, aparelho doado para funcionamento do laboratório




Formiga passou a contar com um laboratório de análise da qualidade do leite. Ele fica no Unifor-MG e foi inaugurado pela instituição no último dia 3.

Fruto de uma parceria entre o Centro Universitário, a Prefeitura de Formiga e o Sicredi Sul Minas RS/MG, o laboratório irá favorecer os produtores de queijo inscritos no SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Nele, serão realizadas, de forma gratuita, análises físico-químicas e microbiológicas de até 40 amostras mensalmente. Segundo o Unifor-MG, isso vai ajudar a controlar e melhorar a qualidade dos produtos, garantindo também a segurança alimentar.

Conforme divulgou a Prefeitura, quem propôs a análise periódica do leite foi o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, junto ao curso de medicina veterinária do Centro Universitário, que possui laboratórios equipados para realizar os procedimentos necessários.

A proposta foi aceita pelo coordenador do curso, Leonardo Acurcio, que informou que, para uma análise completa, seria necessária a aquisição de um crioscópio eletrônico digital, no valor de aproximadamente R$14.500,00. Diante da necessidade, Anuar foi atrás de parcerias para viabilizar a aquisição do equipamento.

“Levamos a demanda à diretoria da cooperativa de crédito Sicredi Sul Minas RS/MG, que rapidamente aceitou ser nossa parceira e se dispôs a doar o aparelho ao Unifor-MG”, contou o secretário de Desenvolvimento Humano.

No dia 2 de março, representantes da Prefeitura, do Unifor-MG e da Sicredi se reuniram no campus universitário e assinaram um convênio para possibilitar o início das análises do leite. Estavam presentes o reitor do Centro Universitário de Formiga, Marco Leão, e diretores da instituição de ensino; a vice-prefeita Adriana Prado e o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro; o presidente do Sicredi, Euzébio Rodigheiro, e membros da diretoria da cooperativa; produtores de queijo; empresários formiguenses e servidores do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Com a aquisição do crioscópio eletrônico, as análises de leite já serão iniciadas na cidade. De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leonardo Acurcio, essa conquista é a realização de um sonho dos professores e alunos do curso que se tornou possível com a aquisição do equipamento. “A realização das análises vai possibilitar a melhoria da qualidade do leite e contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva regional”, comentou.

 

A produção de queijo

Desde o início de 2021, a Administração Municipal de Formiga, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com a Emater-MG e o Unifor-MG, desenvolve o Projeto de fortalecimento e valorização do queijo formiguense. Por meio dele, busca-se orientar e capacitar os produtores de queijo em Formiga, mostrando a importância do registro e legalização da produção dentro das normas sanitárias.

O projeto já apresentou os primeiros frutos e os queijos feitos em Formiga têm ganhado destaque em todo o Brasil, por sua qualidade e sabor, sendo premiados em concursos regionais e internacionais.

 

 

O laboratório é fruto de parceria entre o Centro Universitário, a Administração Municipal e o Sicredi Sul Minas RS/MG