Unifor-MG: Fazenda Laboratório recebe mais de 180 animais resgatados do tráfico
Ação da Polícia de Meio Ambiente ocorreu no dia 23 de dezembro; entre os animais estavam ovinos, caprinos e aves

Cento e oitenta e dois animais, sendo 162 ovinos e caprinos e 20 aves, foram resgatados do tráfico pelo 5º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Formiga e levados para cuidados especiais na Fazenda Laboratório do Unifor. Eles estavam sendo transportados ilegalmente de Guanambi, na Bahia, para Guianases, em São Paulo, mas foi no km 523 da BR-354, na comunidade rural de Rodrigues, que foram salvos pela polícia formiguense.
A ação ocorreu na manhã do dia 23 de dezembro de 2024. Segundo o 5º Grupamento de Polícia de Meio Ambiente, uma denúncia anônima levou os militares até a localidade, onde dois homens, de 43 e 81 anos, pararam para dormir com o caminhão-baú que transportava os animais. “Eles estavam sendo transportados em um compartimento de carga clandestino, em situação degradante, estando amontoados uns sobre os outros e sem espaço para ventilação. Ao chegar no local, constatamos três ovelhas já em óbito”, informou a PM de Meio Ambiente.
O veículo foi apreendido, os autores presos e os animais levados para a Fazenda Laboratório Unifor.
De acordo com o professor doutor Dênio Garcia Silva de Oliveira, coordenador da Fazenda Laboratório, assim que os animais chegaram à fazenda passaram por um exame semiológico, receberam antiparasitário interno e externo e medicação.
A Fazenda Laboratório Unifor-MG é um importante ponto de apoio da Polícia Ambiental e Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e a própria população, em prol de minimizar a violência e maus-tratos contra os animais. “A Fazenda Laboratório hoje é uma referência nesta recepção de animais abandonados, agredidos e maltratados. A nossa função é preservar estes animais e dar uma condição digna de vida para eles, que já vêm de tanto sofrimento psicológico e nutricional”, observou o professor Dênio.
Além do viés social, ele ainda enfatiza a força educacional no projeto da Fazenda: “Para nossos estagiários e estudantes é ótimo, porque aqui é realmente um laboratório. Eles veem muito na prática o que aprendem na sala de aula.”
Os animais recebidos foram alocados em ambiente propício a eles, onde são alimentados com ração farelada, rica em proteína bruta. Após identificados, os animais ficam à disposição da Justiça, até que seja decidido seu destino.
Agora, eles estão recebendo os cuidados necessários na Fazenda Laboratório
Fazenda Laboratório do Unifor fica em Padre Doutor
A Fazenda Laboratório do Unifor está localizada na comunidade rural de Padre Doutor, na estrada de terra que dá acesso ao Distrito Turístico de Pontevila, a 3 km do campus universitário. O local é destinado à utilização por todos os cursos do Centro Universitário de Formiga e atende, em especial, os alunos de Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas, além de estar disponível para os estudantes do Colégio de Aplicação da Fuom.
A Fazenda Laboratório abriga também o CVAGA (Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais). O terreno da fazenda tem, atualmente, 16,5 hectares à disposição de toda a comunidade acadêmica.
O CVAGA é um espaço onde os alunos do curso de Medicina Veterinária vivenciam o funcionamento completo de uma fazenda: parte administrativa, nutricional, de cuidados gerais e clínica.
Em todas as fases, os acadêmicos são supervisionados por um médico veterinário, além de acompanharem desde a chegada até a devolução dos animais apreendidos na MG-050 acolhidos no CVAGA. O local é utilizado, inclusive, para a realização de cirurgias em animais de proprietários carentes da região, os quais também procuram os estudantes para tirarem dúvidas relacionadas à sanidade animal.
O CVAGA tem convênio com a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (SETOP) para a captura e guarda de animais.
A Fazenda Laboratório é destinada à utilização por todos os cursos do Centro Universitário de Formiga