Unifor-MG: Laboratório de Mineralogia realiza exposição de Tectitos Geraisitos

Amostras fazem parte do acervo pessoal do professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, curador do acervo mineralógico do museu do Centro Universitário

Unifor-MG: Laboratório de Mineralogia realiza exposição de Tectitos Geraisitos
Algumas das amostras que podem ser vistas na exposição




O Laboratório de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) inaugurou recentemente uma exposição temporária dedicada aos Tectitos Geraisitos, que foram estudados no próprio instituto pelo professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, curador do acervo mineralógico do museu da instituição e especialista renomado em solos e meio-ambiente.

Os Tectitos são corpos de formas variadas e aerodinâmicas, formados a partir do impacto de meteoritos de grande porte contra a crosta terrestre. A energia liberada nesse processo é equivalente à de várias bombas atômicas, fundindo parcialmente a crosta e lançando material derretido a dezenas de quilômetros de distância.

A ocorrência de Geraisitos em Minas Gerais é a sétima no mundo e a primeira no Brasil. A pesquisa, conduzida pelo professor Anísio em parceria com o astrobiologista Dr. Gabriel Gonçalves, da Universidade de São Paulo (USP), contou com a colaboração de diversos outros pesquisadores. As amostras fazem parte do acervo pessoal do professor Anísio e são caracteristicamente erodidas, com bolhas internas abundantes e coloração verde.

A exposição teve início no dia 5 de fevereiro, no Laboratório de Mineralogia, e ficará por tempo ainda indeterminado.