Unifor-MG: Professores participam de live sobre o novo curso de Fonoaudiologia
Curso foi ofertado pela primeira vez no vestibular do Centro Universitário de Formiga

O vestibular do Unifor-MG, realizado no dia 26 passado, ofertou pela primeira vez o curso de Fonoaudiologia. Assim, no dia 20 de novembro, professores do Centro Universitário de Formiga participaram de uma live em conjunto com o Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem) para abordar a importância do profissional fonoaudiólogo. A live ocorreu sob direção da professora e psicopedagoga Débora Bessas e teve a participação direta de três convidados, sendo duas fonoaudiólogas, Gisela Mendonça e Tamara Félix, e o professor Wellerson Costa Faria, coordenador dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia do Unifor.
O tema central foi a importância do profissional fonoaudiólogo, juntamente com uma equipe de saúde multiprofissional, formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, dentre outros, no cuidado à saúde da população, em especial aos assistidos pelo Cemap. Os participantes comentaram sobre a escassez de fonoaudiólogos para atendimento na cidade de Formiga e região, e também sobre como o mercado de trabalho está em ascensão.
Outro tema abordado foi a importância fundamental deste profissional da saúde, responsável pelos cuidados da voz e da audição com as suas diversas formas e locais de atuação dentro da prevenção e do tratamento nos diversos distúrbios relacionados à comunicação e linguagem, além de buscar compreender a constituição humana e suas relações sociais.
As duas fonoaudiólogas presentes abordaram questões específicas sobre a atuação do profissional durante os atendimentos em clínicas, consultórios, hospitais e escolas, na rede pública e privada. A professora Débora Bessas comentou sobre o alto índice de crianças diagnosticadas com alterações que necessitam do acompanhamento de uma equipe de saúde multiprofissional para o seu desenvolvimento funcional, e da alta demanda por esse tipo de serviço.
Já o professor Wellerson Faria divulgou e esclareceu dúvidas sobre o novo curso, que passa a compor o leque de opções dos vários cursos da área de saúde já tradicionais no Centro Universitário de Formiga, como Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Educação Física. Ele explicou que o curso de Fonoaudiologia tem duração de 4 anos, será na modalidade noturna e possui 14 áreas de atuação no mercado de trabalho.