Unifor-MG: Revista Conexão Ciência recebe conceito B1 do Qualis Capes

Unifor-MG: Revista Conexão Ciência recebe conceito B1 do Qualis Capes
A revista está disponível no site do Unifor-MG




A revista Conexão Ciência do Unifor-MG recebeu conceito B1 pelo Qualis, que é o sistema de classificação dos periódicos científicos criado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A metodologia conta com critérios para verificar a qualidade das publicações, analisando os canais com importância para a comunidade científica.

De acordo com o editor-chefe da Conexão Ciência Online, Andrei Pereira Pernambuco, a evolução no conceito, que anteriormente era B3, reafirma o respaldo da revista diante da comunidade acadêmica e científica. “Demonstra que estamos na direção correta e que as ações tomadas favoreceram o processo editorial e a qualidade da revista. Também é uma motivação para investirmos ainda mais em melhorias, a fim de atingirmos um QUALIS ainda maior nos próximos anos”, afirmou.

O periódico é publicado trimestralmente e visa socializar e disseminar estudos científicos de instituições e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Segundo Andrei Pernambuco, a primeira edição surgiu em 2003 e, até 2010, teve periodicidade anual. “Em 2009, com a implantação do sistema Open Journal System (OJS), a revista tornou-se também online. A partir de 2011, as edições passaram a ser semestrais. Ao final de 2015, a versão impressa foi extinta. Em março de 2016, um novo Conselho Editorial assumiu a Conexão Ciência. Desde então, uma série de modificações foram implementadas para internacionalizar a revista e elevar a sua qualidade. O próximo número será publicado ainda neste mês”, contou.

Além de Andrei, são editores do periódico os professores Heslley Machado Silva, Daniela Rodrigues Faria Barbosa, José Carlos Leal e Adriano Alves da Silva.

A revista está disponível no site www.uniformg.edu.br, área “serviços”, link “Biblioteca”, “Revista Conexão Ciência”.

O editor-chefe da Conexão Ciencia, Andrei Pereira Pernambuco