Unifor: Projeto educará trabalhadores sobre dores musculoesqueléticas
Serão promovidos 10 encontros; o primeiro ocorrerá no dia 30 de março, no Sicoob Centro-Oeste

O Centro Universitário de Formiga lançará o projeto de extensão Unifor Educa-Dor, que visa conscientizar funcionários de instituições públicas e privadas sobre conceitos atuais referentes à dor musculoesquelética (formas de manejo, mecanismos e características).
A iniciativa é do coordenador do projeto/supervisor de estágio Prof. Dr. André Carvalho Costa. Ele ministrará os procedimentos junto com alunos do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reumatológica e Hidroterapêutica I e II. São dez encontros, promovidos uma vez por mês, em organizações diferentes, até outubro deste ano. O primeiro ocorre, no dia 30 de março, no Sicoob Centro-Oeste, com 22 trabalhadores.
O evento consiste em técnicas de ensino-aprendizagem teórico-práticas com as seguintes temáticas: Qual entendimento da dor musculoesquelética pelos participantes?; Ressignificando os conceitos básicos da neurofisiologia da dor musculoesquelética; O que fazer para prevenir a dor musculoesquelética?; Estratégias para manejo da dor musculoesquelética; e Prática de relaxamento.
“Os resultados serão divulgados em eventos científicos. Em novembro, haverá o Seminário Unifor Propaga-Dor para disseminar e debater informações com estudantes e profissionais da saúde e de outras áreas. A programação abordará o cuidado da pessoa com dor crônica com enfoque interprofissional, no intuito de ampliar o conhecimento e propor uma atuação colaborativa entre os especialistas”.
Os empresários e diretores de instituições interessados em receber o projeto devem entrar em contato pelo e-mail andrecarvalho@uniformg.edu.br