Vacinação contra a Influenza começará na terça-feira em Formiga

Doses da vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

Vacinação contra a Influenza começará na terça-feira em Formiga
Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1,4 milhão de doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros - Foto: Fábio Marchetto/Divulgação




Antecipada devido à disponibilidade de doses de vacina, a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza será iniciada na próxima segunda-feira, dia 3, em Minas Gerais. Em Formiga, ela começa no dia seguinte, terça-feira, dia 4, e no Brasil, no dia 10 de abril.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 3, os servidores da equipe de enfermagem participarão de um treinamento referente à campanha, por isso a vacinação na cidade começará no dia 4. A pasta ressalta que as doses da vacina estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município.

Estão aptos a receber a vacina os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade), gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“Pedimos para que a população que faz parte do público elegível procure pela Unidade Básica de Saúde mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

Segundo ele, a vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e para pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores.

Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1.420.000 doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Para operacionalização da campanha, as cidades deverão considerar o quantitativo de doses da vacina e logística disponíveis no território.

A campanha seguirá até o dia 31 de maio e a meta de cobertura vacinal é de 90%. A expectativa é que 8.519.957 pessoas sejam vacinadas em Minas Gerais.