Vacinação contra febre aftosa termina amanhã
Apesar do encerramento da campanha, pecuaristas têm até o dia 10 de dezembro para comprovarem a vacinação junto ao IMA

A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais, que começou no dia 1º de novembro, terminará amanhã, dia 30. A campanha foi voltada à imunização dos bovinos e bubalinos de todas as idades.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos pecuaristas. “O Pergaminho” tentou fazer contato ontem com a unidade do IMA em Formiga para saber sobre a vacinação na cidade, mas não obteve sucesso.
Apesar do encerramento da campanha, pecuaristas ainda têm até o dia 10 de dezembro para comprovarem a vacinação junto ao instituto. No ato da declaração, o IMA recomenda o recadastramento dos animais da propriedade rural.
O formulário unificado de declaração está disponível no site www.ima.mg.gov.br. O produtor que não vacinou seus animais ficará sujeito à autuação no valor de 25 Ufemgs por animal, o que corresponde a R$ 119,25. Já aquele produtor que vacinou, mas não declarou a vacinação no prazo, estará sujeito a autuação de 5 Ufemgs por animal (R$ 23,85).
A expectativa é de que sejam imunizados 25,7 milhões de animais em todo o estado para preservar a sanidade dos rebanhos, manter o atual status sanitário de “livre com vacinação” conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e atender aos compromissos comerciais com países que compram a carne brasileira.
O compromisso dos pecuaristas nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa nos últimos anos, aliado às ações em defesa sanitária animal, têm garantido índices de vacinação dos bovinos e bubalinos superiores a 95%. A expectativa para este ano é de que este índice se mantenha.