Ventos deixam Defesa Civil em alerta

Período chuvoso continua neste mês em Formiga e em várias regiões do estado

Ventos deixam Defesa Civil em alerta
No momento, não há previsão de mais ventos fortes, porém isso pode mudar, conforme alertas de órgãos oficiais de meteorologia (Foto: Portal Observador/Reprodução )




Os ventos fortes que vêm acompanhados ou não de chuva estão deixando a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) em alerta em Formiga. A ventania ocorrida na noite de terça-feira, dia 7, assustou muitos formiguenses, que chegaram a ligar para “O Pergaminho” para saber se houve alguma ocorrência na cidade.
Procurado pelo jornal, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, afirmou que não houve nenhum registro de ocorrência no município, mas que a Defesa Civil está em estado de alerta quanto aos eventos climáticos, já que no dia 30 de janeiro uma ventania derrubou um galho de árvore na Praça São Vicente Férrer e que, por sorte, não atingiu ninguém, nem mesmo carros que ficam estacionados ao redor da praça.
“Nós permanecemos em alerta e mobilizados por conta das chuvas e de qualquer evento climático que possa ocorrer. No momento, não há previsão de mais ventos fortes, porém esta informação pode ser alterada, conforme alertas dos órgãos oficiais de meteorologia”, disse Zaidam.
O período chuvoso, que começou em novembro do ano passado, continua neste mês na cidade e em várias regiões do estado.
De acordo com Zaidam, as medidas preventivas ao período chuvoso já foram tomadas em Formiga e são coordenadas pelo 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros. O trabalho da Defesa Civil ocorre junto aos Bombeiros e com o apoio da Polícia Militar e do Consep (Conselho de Segurança Pública).
“Já atendemos várias ocorrências na cidade em decorrência das chuvas, como queda de muro, deslizamento de barranco e queda de árvore, mas todas elas sem vítimas”, contou Jorge Zaidam.
Em caso de qualquer emergência em Formiga, os moradores deverão ligar para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros.

No estado
Em Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também está focada nas ações de enfrentamento às consequências dos eventos climáticos. Segundo ela, apesar de algumas regiões do estado registrarem estiagem nos últimos dias, o risco de tempestades ainda é iminente.
O tenente-coronel Edu-ardo Lopes, coordenador estadual adjunto de Defesa Civil de Minas Gerais, destaca que a população não pode subestimar o sol que vai aparecer ao longo da manhã e início da tarde, pois é muito comum a formação de tempestades, principalmente no final do dia. “Para se proteger, é importante que a cidadão acompanhe a meteorologia e se cadastre no sistema de alertas da Defesa Civil do estado através do número 40199”, orienta.
Até o momento, Minas Gerais registrou 22 mortes durante o período chuvoso. Ao todo, são 2.106 desabrigados e 11.654 desalojados. Além disso, 256 municípios mineiros estão em situação de normalidade, seja por emergência ou estado de calamidade pública.
A Defesa Civil articula com órgãos e entidades para organizar as ações de resposta e reestabelecimento à normalidade nos municípios afetados pelas chuvas, atuando na distribuição de material de ajuda humanitária e envio de equipe de resposta para auxiliar o município quando necessário.
Até o momento, já foram distribuídas mais de 10,4 mil cestas básicas, 4,5 mil colchões, 3,2 mil kits dormitório, 4,5 mil kits de higiene, além de 7,6 mil outros itens alimentícios, vestuários, água, entre outros.

Previsão do tempo
Em Formiga, a previsão é de chuva desta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, até domingo, 12. Segundo o portal de meteorologia Climatempo, as pancadas de chuva ocorrerão à tarde e à noite. Pelas manhãs, haverá sol e aumento de nuvens.
Para esta quinta, a temperatura mínima será de 17º C e a máxima de 30º C. Na sexta, a mínima será de 18º C e a máxima de 29º C. No sábado, a mínima será de 17º C e a máxima de 27º C. Já no domingo, a mínima será de 17º C e a máxima de 28º C.