Violência: Prefeitura promoverá capacitação sobre ‘Escuta Protegida’
Cursos têm o objetivo de qualificar profissionais da rede de proteção para a execução da escuta especializada

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realizará, nos dias 9 e 10 de novembro, cursos de capacitação sobre “Escuta Protegida” e “Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência”.
As capacitações, que serão ministrados pela psicóloga Iramaia Ranai Gallerani, especialista em psicologia clínica, pós-graduada em Impactos da Violência na Saúde e Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, são destinadas a professores, profissionais integrantes da Rede de Proteção responsáveis pela escuta especializada (Saúde, Assistência Social, Educação) e aos profissionais envolvidos na esfera da defesa dos direitos: Segurança Pública, Judiciário e Ministério Público.
De acordo com a Supervisora do Sistema Único de Assistência Social, Lindamar Azarias, os cursos visam qualificar profissionais da rede de proteção para a execução da Escuta Especializada, do planejamento à entrevista.
“De acordo com a Lei 13.431/2017, o procedimento de escuta protegida deve ser realizado por profissionais da rede de proteção, devidamente qualificados. Dessa forma, por meio do debate e da qualificação teórico-prática, entende-se ser possível construir uma atuação pautada no compromisso com o desenvolvimento e a proteção de crianças e adolescentes, e com a articulação do sistema de garantia de direitos”, ressaltou Lindamar.
PROGRAMAÇÃO
• Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência
- 9/11 – 8h às 17h: Auditório Associação Mão Amiga
- Inscrições: https://www.even3.com.br/acolheformiga/ (vagas limitadas)
• O Processo de Entrevista da Escuta Especializada
- 10/11 – 8h às 17h: Auditório Associação Mão Amiga
- Inscrições: https://www.even3.com.br/escutaformiga/ (vagas limitadas)
- INFORMAÇÕES: (37) 3329-1820 Secretaria de Desenvolvimento Humano.