Vira lei projeto que viabiliza brinquedos adaptados para crianças com deficiência

Eventos do calendário municipal destinados ao público infantil também deverão conter atividades recreativas inclusivas

Vira lei projeto que viabiliza brinquedos adaptados para crianças com deficiência
Locais que abrigarem os brinquedos deverão ser sinalizados com placas indicativas - Foto: InShot




O projeto de lei 569/2023, que viabiliza brinquedos adaptados para crianças com deficiência em praças e parques públicos de Formiga e que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal no dia 4 de setembro, se tornou lei nesta semana. Ele foi sancionado pelo prefeito Eugenio Vilela e publicado nesta quarta-feira, dia 20, no Diário Oficial dos Municípios.

A proposta, de autoria do vereador Flávio Martins, determina que os locais que abrigarem os brinquedos deverão ser sinalizados com placas indicativas com a seguinte informação ‘Dispõe de brinquedos para crianças com deficiência ou com mobilidade reduzida’ e contar com acesso adequado para as crianças portadoras de necessidades especiais. Ela também estabelece que as estruturas de acessibilidade dos brinquedos deverão atender os padrões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Além dos brinquedos adaptados, a lei determina que os eventos do calendário municipal destinados ao público infantil deverão conter atividades recreativas inclusivas para as crianças portadoras de deficiência, mobilidade reduzida e com necessidades especiais.